Portada Directorio Buscador Álbum Redacción Correo
La insignia
27 de setembro de 2002


Brasil

Mercadante e Suplicy alertam: «PT deve evitar o salto alto»


__Especial__
Brasil: Eleições 2002
Agência Informes. Brasil, setembro de 2002.



O deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) disse hoje que não existe ainda nenhuma definição sobre uma eventual equipe de governo de Lula. Mercadante, que disputa uma cadeira ao Senado por São Paulo, defende que o PT deve se preparar para um segundo turno e não colocar o "salto alto", como se a disputa já estivesse ganha.

O parlamentar petista disse que qualquer definição sobre ministério e a presidência do Banco Central, em caso de vitória do PT nas eleições presidenciais, deverá ser tomada por Lula e que as eventuais nomeações não serão feitas em função do que hoje está sendo publicado nos jornais.

"Não tem nenhuma definição sobre montagem da equipe. Lula já disse que não vai nomear ministro pelo jornal e só vai definir isso depois das eleições", afirmou Mercadante hoje pela manhã em São Paulo. "Não podemos imaginar que já ganhamos a eleição e colocar o salto alto", advertiu Mercadante.

O parlamentar é um dos dirigentes petistas que defende um acordo amplo para a formação de uma eventual equipe de governo. "Temos que aguardar a definição da composição do novo parlamento e, se tiver segundo turno, quais serão as forças que irão nos apoiar", explicou o candidato petista ao Senado.

Apesar de preferir aguardar o resultado das urnas para falar sobre equipe de governo, Mercadante entende que o futuro presidente do Banco Central tem que ter qualificações básicas para o cargo. "É evidente que em uma função como a de presidente do Banco Central, num momento de crise financeira e cambial, é muito importante ter um perfil que combine a experiência de mercado com uma rigorosa formação acadêmica", falou o parlamentar.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também alerta os petistas sobre a expectativa de vitória no primeiro turno. "Temos que trabalhar com a perspectiva de que teremos de enfrentar um segundo turno. Se a vitória vier no primeiro turno, ótimo, mas temos que ter consciência de que poderá haver segundo turno", afirmou o senador. Suplicy comparou a eleição a uma decisão de um campeonato de futebol. Por isso, recomenda, a militância petista deve estar preparada para a hipótese de uma prorrogação.



Portada | Iberoamérica | Internacional | Derechos Humanos | Cultura | Ecología | Economía | Sociedad | Ciencia y tecnología | Directorio | Redacción