Portada Directorio Buscador Álbum Redacción Correo
La insignia
20 de setembro de 2002


Brasil

Política de segurança pública
de Benedita dá resultados


Agência Informes. Brasil, setembro de 2002.


A prisão do traficante Elias Maluco, ocorrida na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro sem que fosse ouvido um estampido de bala, foi resultado da "acertada política de segurança" da governadora Benedita da Silva (PT).

A opinião, do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Orlando Fantazzini (PT-SP), é compartilhada também por políticos de outros partidos. O advogado Marcelo Cerqueira (PMDB), candidato a vice-governador do Rio na chapa de Solange Amaral (PFL), elogiou "a serenidade e a competência" de Benedita na condução da segurança pública.

Por sua vez, o procurador-geral da Justiça do Rio, José Muiños Piñeiro, afirmou à rádio CBN que a prisão do traficante, principal acusado do assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, tem um efeito moral positivo e representa um golpe significativo no tráfico de drogas do Rio.

Em ofício à governadora, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos, o Zito, parabenizou o governo estadual pela operação. No documento, Zito afirma que "se havia poder paralelo, era no governo passado". O prefeito de Caxias, que está sem partido, apóia a candidatura de Jorge Roberto Silveira, da Frente Trabalhista, ao governo do estado.

Para o presidente da CDH, a prisão dos acusados da morte de Tim Lopes, associada ao equacionamento da rebelião em Bangu I e à queda dos índices de criminalidade, "representam bons resultados" da atuação do setor de segurança da governadora Benedita. "Atribuo isso ao processo de moralização do aparelho policial e ao compromisso com os direitos humanos, que é inseparável de uma boa política de segurança pública", completou Fantazzini.

Bomba - O peemedebista Marcelo Cerqueira reforçou: "A polícia cumpriu seu dever na prisão do Elias Maluco, mas a governadora, que já havia demonstrado serenidade no episódio da rebelião em Bangu I, mostrou que está trabalhando com uma equipe competente. A Bené está de parabéns". Segundo Cerqueira, Benedita herdou do governador Garotinho "uma bomba de efeito retardado nas finanças e na segurança".

Para o deputado Carlos Santana (PT-RJ), dirigente do PT fluminense, a governadora está fazendo a sua parte no combate ao crime organizado. "O governo federal é que não está fazendo, porque não trabalha no investimento, no preventivo. Já o governo petista do Estado, em quatro meses, fez o que não foi feito em 20 anos", afirmou. O deputado Milton Temer (PT-RJ) disse que a prisão do traficante tem importância para a segurança da cidadania.

Números - Em sua edição desta quinta-feira, o jornal O Globo reconhece os resultados positivos do governo estadual no combate ao crime. Na primeira página, traz notícia sobre a redução do número de homicídios e de roubo de carros no Estado. Em agosto, houve 493 homicídios dolosos, contra 688 registrados em abril deste ano, no início do governo de Benedita. No mês passado ocorreram 2.509 roubos de veículos, contra 3.490 de abril. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, agosto registrou os menores índices de criminalidade do ano.



Portada | Iberoamérica | Internacional | Derechos Humanos | Cultura | Ecología | Economía | Sociedad | Ciencia y tecnología | Directorio | Redacción